Toonz Software, usado pelo Studio Ghibli e 'Futurama', será livre e de código aberto
por Amid Amidi
- Com um anúncio, o jogo dos softwares de animação mudou para sempre. `Toonz
<http://www.toonzpremium.com/>`__, o software usado pelo Studio Ghibli para produzir filmes como Kaguya-hime no Monogatari, Howl Ugoko Shiro, Gake no Ue no Ponyo, Kaze Tachinu, será transformado em livre e de código aberto para a comunidade de animação a partir de 26 de março
O acontecimento, que pode trazer um impacto potencialmente profundo na indústria da animação, foi possibilitado após a publicadora japonesa Dwango adquirir o software Toonz da companhia italiana de tecnologia Digital Video, que tem produzido o pacote de animação desde 1993.
Ghibli tem usado o Toonz desde a produção de Mononoke Hime, e o novo OpenToonz será chamado "Toonz Ghibli Edition" devido a todas as adições customizadas que Toonz tem desenvolvido ao longo dos anos para o lendário estúdio japonês.
Atsushi Okui, diretor executivo de imagem do Studio Ghibli, explicou que eles escolheram o Toonz desde 1995 "a fim de produzir animação com qualidade cinematográfica sem tensões adicionais", e no desejo por um software que tivesse "a habilidade de combinar animação feita à mão com a pintada digitalmente de uma forma contínua".
Porém, Toonz não é exclusivo da Ghibli e é usado por uma série de outros estúdios, incluindo Rough Draft, que produziu Futurama de Matt Groening com ele, e Folimage, que usou-o para seu mais recente longa, Phantom Boy.
O software ostenta uma extensa história, datada desde 1993, e tem sido usado na produção de muitos longas de Hollywood e séries de TV, como Anastasia da Fox, Balto da Amblimation e The Maxx da MTV, bem como jogos populares como Discworld 2 da Psygnosis. Toonz estava originalmente disponível somente para workstations de alta tecnologia da SGI, e por um período de tempo era parte do braço da Microsoft Softimage, que depois se tornou a Autodesk.
Digital Video continuará a desenvolver e vender o software Toonz, e oferecerá serviços de instalação, configuração, treinamento, suporte e customização para os estúdios. Uma versão premium continuará sendo vendida a "um preço bastante competitivo" para companhias que desejarem investir na customização do Toonz para projetos maiores.
"O contrato com a Dwango, que oferecerá a plataforma de código aberto Toonz para a comunidade de animação, possibilitou a Digital Video a realizar uma de suas estratégias, a saber, tornar o Toonz um padrão mundial para a animação 2D", disse Claudio Mattei, diretor-gerente da Digital Video. "Este acordo será também o início de um novo e excitante plano de adotar o modelo de negócios de código aberto, apoiando o treinamento e a customização do Toonz para novos e antigos usuários".
Toonz não é exatamente um nome muito conhecido, mesmo entre os maiorais da indústria, mas a lista de grandes companhias e projetos que já o tem utilizado (bem como o audível apoio de Ghibli) deve ser o suficiente para convencer muitos artistas a experimentarem-no. Enquanto certamente existirá uma curva de aprendizado para artistas acostumados com os padrões da indústria como Flash e Toonboom, Toonz também é mais hábil para lidar com produções maiores, e os benefícios de longo prazo pela substituição para o código aberto podem se mostrar atrativas para muitos estúdios.
O anúncio do OpenToonz veio em um momento que a animação está experimentando o maior período de crescimento em sua história. A fortemente difundida disponibilidade de hardware está possibilitando a expansão da produção de animação para partes do mundo que não têm sido tradicionais produtoras (como as Américas Central e do Sul, África e Oriente Médio).
Porém, muitos jovens artistas destas regiões não têm recursos para investir em softwares proprietários. É especialmente por isso que vemos o OpenToonz, um software livre para animação 2D profissional, como um completo e total divisor de águas para o avanço da indústria de animação. As portas do dilúvio da animação estão enfim abertas.
Título Original | Toonz Software Used by Studio Ghibli and ‘Futurama’ Being Made Free and Open Source |
Autor | Amid Amidi |
Link Original | http://www.cartoonbrew.com/tech/toonz-software-used-studio-ghibli-futurama-made-free-open-source-138111.html |
Link Arquivado | http://archive.today/Vn1Eg |
Nenhum comentário:
Postar um comentário