terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Toonz Software, usado pelo Studio Ghibli e 'Futurama', será livre e de código aberto

Toonz Software, usado pelo Studio Ghibli e 'Futurama', será livre e de código aberto

Toonz Software, usado pelo Studio Ghibli e 'Futurama', será livre e de código aberto

por Amid Amidi

Com um anúncio, o jogo dos softwares de animação mudou para sempre. `Toonz

System Message: WARNING/2 (toonz.rst, line 14); backlink

Inline interpreted text or phrase reference start-string without end-string.

<http://www.toonzpremium.com/>`__, o software usado pelo Studio Ghibli para produzir filmes como Kaguya-hime no Monogatari, Howl Ugoko Shiro, Gake no Ue no Ponyo, Kaze Tachinu, será transformado em livre e de código aberto para a comunidade de animação a partir de 26 de março

O acontecimento, que pode trazer um impacto potencialmente profundo na indústria da animação, foi possibilitado após a publicadora japonesa Dwango adquirir o software Toonz da companhia italiana de tecnologia Digital Video, que tem produzido o pacote de animação desde 1993.

Ghibli tem usado o Toonz desde a produção de Mononoke Hime, e o novo OpenToonz será chamado "Toonz Ghibli Edition" devido a todas as adições customizadas que Toonz tem desenvolvido ao longo dos anos para o lendário estúdio japonês.

Atsushi Okui, diretor executivo de imagem do Studio Ghibli, explicou que eles escolheram o Toonz desde 1995 "a fim de produzir animação com qualidade cinematográfica sem tensões adicionais", e no desejo por um software que tivesse "a habilidade de combinar animação feita à mão com a pintada digitalmente de uma forma contínua".

Porém, Toonz não é exclusivo da Ghibli e é usado por uma série de outros estúdios, incluindo Rough Draft, que produziu Futurama de Matt Groening com ele, e Folimage, que usou-o para seu mais recente longa, Phantom Boy.

O software ostenta uma extensa história, datada desde 1993, e tem sido usado na produção de muitos longas de Hollywood e séries de TV, como Anastasia da Fox, Balto da Amblimation e The Maxx da MTV, bem como jogos populares como Discworld 2 da Psygnosis. Toonz estava originalmente disponível somente para workstations de alta tecnologia da SGI, e por um período de tempo era parte do braço da Microsoft Softimage, que depois se tornou a Autodesk.

Digital Video continuará a desenvolver e vender o software Toonz, e oferecerá serviços de instalação, configuração, treinamento, suporte e customização para os estúdios. Uma versão premium continuará sendo vendida a "um preço bastante competitivo" para companhias que desejarem investir na customização do Toonz para projetos maiores.

"O contrato com a Dwango, que oferecerá a plataforma de código aberto Toonz para a comunidade de animação, possibilitou a Digital Video a realizar uma de suas estratégias, a saber, tornar o Toonz um padrão mundial para a animação 2D", disse Claudio Mattei, diretor-gerente da Digital Video. "Este acordo será também o início de um novo e excitante plano de adotar o modelo de negócios de código aberto, apoiando o treinamento e a customização do Toonz para novos e antigos usuários".

Toonz não é exatamente um nome muito conhecido, mesmo entre os maiorais da indústria, mas a lista de grandes companhias e projetos que já o tem utilizado (bem como o audível apoio de Ghibli) deve ser o suficiente para convencer muitos artistas a experimentarem-no. Enquanto certamente existirá uma curva de aprendizado para artistas acostumados com os padrões da indústria como Flash e Toonboom, Toonz também é mais hábil para lidar com produções maiores, e os benefícios de longo prazo pela substituição para o código aberto podem se mostrar atrativas para muitos estúdios.

O anúncio do OpenToonz veio em um momento que a animação está experimentando o maior período de crescimento em sua história. A fortemente difundida disponibilidade de hardware está possibilitando a expansão da produção de animação para partes do mundo que não têm sido tradicionais produtoras (como as Américas Central e do Sul, África e Oriente Médio).

Porém, muitos jovens artistas destas regiões não têm recursos para investir em softwares proprietários. É especialmente por isso que vemos o OpenToonz, um software livre para animação 2D profissional, como um completo e total divisor de águas para o avanço da indústria de animação. As portas do dilúvio da animação estão enfim abertas.


META
Título Original Toonz Software Used by Studio Ghibli and ‘Futurama’ Being Made Free and Open Source
Autor Amid Amidi
Link Original http://www.cartoonbrew.com/tech/toonz-software-used-studio-ghibli-futurama-made-free-open-source-138111.html
Link Arquivado http://archive.today/Vn1Eg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entendendo o Combinador Y [hishamhm]

Entendendo, Finalmente, o Combinador Y - Uma Abordagem de uma Perspectiva Amigável a Programadores Entendendo, Finalmente, o...